terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Evangelho e o sinal da Cruz.







Olá meus queridos,hoje vamos falar um pouco sobre o Sinal da Cruz antes do Evangelho.

Na Liturgia da Palavra a leitura do Evangelho é diferente das outras,sendo-lhe prestadas honras especiais. Nós fiéis,por aclamação, reconhecemos e professamos que Jesus Cristo está presente e nos fala. Temos que escutar com muita atenção e de pé a essa leitura.


Tudo bem, mas e daí....Por que o Sinal d
a Cruz?

Traçamos três cruzes,com o dedo polegar, na testa,na boca e no peito. Nos é muito conhecido que a cruz na testa é para Deus nos livrar dos maus pensamentos,na boca para nos livrar das más palavras e no peito para nos livrar das más ações.
Mas no sentido liturgico é muito mais abrangente e muito mais expressivo para nós,verdadeiros cristãos:

A CRUZ NA TESTA: Lembra que o Evangelho é para ser entendido, estudado e conhecido;

A CRUZ NA BOCA: Lembra que o Evangelho deve ser proclamado,anunciado. (missão de todo cristão);

A CRUZ NO PEITO:À altura do coração,nos indica que o Evangelho,acima de tudo,deve ser vivido,pregado,testemunhado,por todos que acreditam que Cristo Ressuscitou.

Aquele que for proclamar a Leitura da Boa Nova, deve fazer a cruz na Leitura do Evangelho a ser lido,indicando com isso que cada palavra pronunciada seja um despertar para cada cristão ser luz e sal para o mundo.
Bem,se precisamos entender,anunciar e viver a Palavra de Deus,ora,temos então que nas missas prestar muita atençâo na Leitura e na homilia para termos condições de cumprir nossa missão, que recebemos lá no Batismo.
Mas sobre homilia vamos ver no próximo artigo.



A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e a proteçã de Nossa Senhora esteja com todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário